Cuidados 24h

Os cuidados 24h do Residencial Harmonia no Lar é feito por uma equipe de cuidadoras capacitadas e treinadas, cuidadosamente selecionadas e supervisionadas pela enfermeira do residencial, que coordena todo o processo de atenção às residentes, garantindo que todos os procedimentos (como a como a troca de fraldas, o banho, a higiene bucal, etc) sejam entendidos e seguidos, de acordo com as boas práticas orientadas pelo Ministério da Saúde. A enfermeira avalia ainda a capacidade do autocuidado de cada hóspede, mapeando sua saúde física, mental e social.

Um Plano de Atenção Integral à Saúde das Idosas é elaborado e mantido para cada residente, observando suas limitações e eventuais patologias. Neste plano são definidas todas as ações da equipe multidisciplinar para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Anualmente o plano é avaliado quanto ao cumprimento das metas propostas e das melhorias que possam ser introduzidas para promover a qualidade de vida das residentes. É também de responsabilidade da Enfermagem a guarda e a administração dos medicamentos em uso pelas idosas, respeitando os regulamentos da Vigilância Sanitária. Os medicamentos são controlados e protegidos para que o acesso seja restrito apenas à equipe de enfermagem, garantindo a segurança no uso desse recurso.

 


 

Meury T. D. Schneider – Enfermeira Chefe – COREN 156.073
Pós-Graduação em Gerontologia em andamento pela FAPSS.
Pós-Graduada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela UNITAU.
Pós-Graduada em Pedagogia (Docência para Educadores da Saúde) pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Enfermeira formada pela UNIVAP.
Ao longo de 15 anos de profissão, atuou de forma ampla em diversos hospitais da região, dedicando um amor especial no cuidado dos idosos. Também ministrou aulas em instituições de nível superior e técnico, semeando sempre o amor fraterno e a ajuda ao próximo como foco principal para a formação profissional.

 


 

Atividade Física Geriátrica

A atividade física na terceira idade colabora para o fortalecimento muscular e a manutenção da massa magra, proporcionando aumento da amplitude articular e dos movimentos. Possibilita a melhora na execução das Atividades de Vida Diária (AVD) e a redução das dores articulares. Melhora ainda o equilíbrio, a mobilidade e a coordenação motora global e fina, reduzindo desta forma o risco de quedas.

No Residencial Harmonia no Lar temos as atividades físicas como uma forma de interação social, estimulando o movimento de forma lúdica e prazerosa para as hóspedes. As aulas são preparadas respeitando as capacidades físicas de cada uma de nossas residentes. São exercícios de alongamento, fortalecimento muscular com exercícios resistidos, movimentos de postura, de relaxamento, trabalhos de coordenação motora, caminhadas, dança sênior e recreativa, além de exercícios sentados.

 


 

Luís Gonzaga Veneziani Sobrinho – Educador Físico – CREF no 001305-G/SP
• Mestre em Psicogerontologia – Faculdades Educatie
• Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP
• Educador Físico formado pela UNIVAP
• 20 anos de experiência docente nas áreas escolar, desportiva e recreativa para diversas faixas etárias.

 


 

Arteterapia

As cores, as formas, as texturas, as misturas e o lúdico liberam a criatividade adormecida de qualquer pessoa. Muitos relembram desenhos, fatos e gostos que trazem uma grande sensação de prazer e alegria.

A arteterapia na terceira idade se utiliza da arte na promoção do bem estar. São artes integrativas que estimulam a criatividade, a memória, a integração social, o cognitivo, a atividade motora, favorecendo o resgate da autoestima e da autonomia nas atividades diárias.

 


 

Sandra Mendes – Assistente Social
• Pós Graduada em Arteterapia pelo NAPE – Núcleo de Arte e Educação em parceria com a Faculdade Vicentina;
• Cordenadora Técnica das oficinas de Arteterapia com famílias no GAAC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) em São José dos Campos/SP.

 


 

Musicoterapia

A musicoterapia propõe um resgate à memória musical-afetiva das residentes, através de canções que marcaram uma época e a história de tantas pessoas, com músicas de Roberto Carlos, Dorival Caymmi, Wilson Simonal, Paulinho da Viola, Elza Soares, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, entre outros.

É uma técnica que utiliza a música associada a várias atividades para tratar alterações da saúde, melhorando o humor, aumentando a autoestima e a expressão corporal. Durante a aula a participante é encorajada a participar de diferentes atividades que envolvam música como cantar, brincar, improvisar e criar.

 


 

Gabriel Salve – Compositor, instrumentista, diretor musical, produtor cultural e arte educador.
• Integrante do Grupo Passarinheiros, com diversos trabalhos voltados à musicalização infantil e contação de histórias em S.J.Campos
• Idealizador do Coletivo Estoril, grupo musical de pesquisa a sonoridade latina e afro-brasileira
• Educador Físico formado pela UNIVAP
• Professor de musicalização para crianças na EEI Maria das Dores e também é músico contratado do Laboratório Sabin (Análises Clínicas)

 


 

Maria Anastácia Manzano – Musicoterapeuta
• Especializada em Musicoterapia pela Faculdades Hélio Rocha – Feira de Santana, BA
• Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP
• Experiência em trabalhos de Musicoterapia na Cidade de São Paulo, prestando serviços em renomadas instituições como o Cora Residencial Sênior (Unidade Campo Belo), Orquídea – Hotelaria para Terceira Idade, EDEN Centro Dia para Idosos, entre outros

 


 

Nutrição – Alimentação Balanceada

O Residencial Harmonia no Lar dispõe de nutricionista para a avaliação e o acompanhamento das necessidades de alimentação de cada hóspede, fornecendo um cardápio balanceado semanalmente.
São 06 refeições diárias balanceadas coletivamente e refeições especiais para diabéticos e hipertensos, com frutas e verduras sempre frescas. A rotina diária contempla café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Todas as refeições oferecidas são preparadas de maneira a facilitar a mastigação e permitir uma fácil digestão, evitando o uso de condimentos fortes, gorduras e calor excessivo. Os pratos são de agradável aspecto, paladar e consistência, no intuito de estimular o apetite. As residentes são estimuladas à ingestão de líquidos e de fibras, de forma a garantir o melhor funcionamento do intestino e evitando quadros de desidratação.

 


 

Nádia de Cássia Anton Reaiche – Nutricionista – CRN 36133
• Pós Graduada em Nutrição Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa ALBERT EINSTEIN, SP
• Bacharel em Nutrição pela Uiversidade Paulista – UNIP
• Expertise em nutrição hospitalar, avaliação nutricional de pacientes, elaboração de cardápios, treinamento de manipuladores e controle de qualidade
• 06 anos de experiência no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (Vila Industrial)

 


  

Fisioterapia em Grupo

O trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia do Harmonia no Lar tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a capacidade funcional das nossas hóspedes, recuperando, readaptando e reabilitando as habilidades motoras e respiratórias de cada uma, retardando assim os efeitos do processo natural de envelhecimento.

Um programa de exercícios é aplicado de acordo com a necessidade de cada residente para:
• Melhorar sua capacidade funcional;
• Prevenir acidentes e traumatismos;
• Evitar a evolução de doenças crônicas.

* Trabalhos específicos de fisioterapia com um número maior de sessões e cuidados deverão ser contratados à parte pela família.

 


 

Gabrielle Brandão Barros Fisioterapeuta – CREFITO-3 : 229524 – F
• Especialização em Fisioterapia nas Disfunções Neurológicas em Crianças e Adultos – AACD
• Especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – UFSCar
• Graduada em Fisioterapia – UNIVAP

 


 

Terapia Ocupacional

Com o intuito de revivenciar funções básicas que foram perdidas ao longo do processo natural de envelhecimento e que agora precisam ser adaptadas por conta dessas limitações, as terapeutas do Residencial Harmonia no Lar desenvolvem com as hóspedes inúmeras atividades cognitivas e motoras, ajudando-as a viver melhor e a buscar o seu bem estar, longe da ociosidade.

Executar as tarefas diárias na terceira idade pode ser um grande desafio mas através da terapia ocupacional as residentes podem resgatar sua autonomia física e psicológica. O objetivo é mudar o comportamento, incentivando o autocuidado e a valorização da autoestima, estimulando-as a resgatarem suas habilidades sociais e motoras.

Para exercitar o raciocínio lógico, a memória, a coordenação motora e a interação entre as residentes, a prática de diferentes jogos e atividades no Residencial Harmonia no Lar previne o declínio cognitivo e auxilia na manutenção da saúde mental das participantes.

 


 

Miriã Riccioni Sammarco Mota – Terapeuta Ocupacional – CREFITO-3 / 15264TO
• Especialização em Terapia da Mão – Pós-Graduação no Hospital das Clínicas – USP (HC-FMUSP)
• Graduada em Terapia Ocupacional pela UNIVAP
• Experiência na Estimulação cognitiva e funcional para idosos e adultos – Alzheimer, Parkinson, doenças degenerativas em geral
• Pós-AVC, pós-fraturas e traumas – reabilitação e confecção de órteses.

 


 

Terapia em grupo com psicólogo

A proposta dessa atividade é trabalhar temas de acordo com a necessidade e desejo das participantes, proporcionando momentos de conversa livre de julgamentos, viabilizando um ambiente de acolhimento e confiança.

Promover também a escuta terapêutica, facilitando a expressão de sentimentos e emoções, trabalhando o processo de aceitação das perdas inerentes ao envelhecimento e estimulando estratégias de adaptação considerando a realidade vivenciada.

Estimular a memória e a atenção das participantes, bem como proporcionar momentos de trocas de informações e histórias de vida.

Além disso, avaliar a saúde emocional de cada idosa, considerando conceitos atrelados à Psicologia do Envelhecimento, sendo sinalizado à equipe e familiares quando identificada a necessidade de Psicoterapia individual e/ou necessidade de Avaliação Psiquiátrica.

 


 

Tatiana Bruno de Toledo Dantas – Psicóloga – CRP 06/104473
• Formada pela PUC-Campinas desde 2010
• Especialista em Psicologia Hospitalar – Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC- Campinas), 2013
• Trabalhou por sete anos como Psicóloga Clínica e Hospitalar, no Hospital e Maternidade Censo Pierro (Campinas), Santa Casa de São Paulo e no Hospital Dr José de Carvalho Florence (São José dos Campos)