Cuidados 24h

Os cuidados 24h do Residencial Harmonia no Lar são feitos por uma equipe de cuidadoras capacitadas e treinadas, cuidadosamente selecionadas e supervisionadas pelas Responsáveis Técnicas do residencial, que coordenam todo o processo de atenção às residentes, garantindo que todos os procedimentos (como a troca de fraldas, o banho, a higiene bucal, o apoio nos deslocamentos, nas refeições etc) sejam entendidos e seguidos, de acordo com as boas práticas orientadas pelo Ministério da Saúde. As Responsáveis Técnicas avaliam ainda a capacidade do autocuidado de cada hóspede, mapeando sua saúde física, mental e social.

Um Plano de Atenção à Saúde das Idosas é elaborado e mantido para cada residente. Neste plano são definidas todas as ações da equipe multidisciplinar para a promoção da saúde das hóspedes. A guarda e a administração dos medicamentos em uso pelas idosas é de responsabilidade da Enfermeira do residencial, respeitando as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem.

 



Responsável Técnica


Meury T. D. Schneider – Enfermeira Administradora – COREN 156.073
– Pós-Graduada em Gerontologia pela FAPSS.
– Pós-Graduada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela UNITAU.
– Pós-Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
– Enfermeira graduada pela UNIVAP.
– Atuou por 15 anos em diversos hospitais da região, também ministrando aulas em instituições de nível superior e técnico (SENAC, ANHANGUERA, TABLEAU).

 

Acompanhamento

Médico


O acompanhamento médico é realizado trimestralmente, por um médico geriatra autônomo, para a avaliação da saúde das idosas. A avaliação médica é uma ação complementar executada pelo Residencial, de forma a gerar informações e colaborar nas diretivas de toda a equipe multidisciplinar. Esta avaliação é repassada aos familiares para que estes possam ser informados a respeito das observações feitas pelo Geriatra sobre a residente.

O acompanhamento médico no Residencial Harmonia no Lar tem o propósito exclusivo de dar apoio aos trabalhos preventivos da casa, e não exclui a necessidade da consulta médica individualizada, que é de responsabilidade da contratante e de seus familiares.



Dra. Regina Quintanilha de Almeida Vasconcellos – Médica Geriatra – CRM/SP 57.217
– Graduada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
– Consultório – Clínica Médica e Geriatria – São José dos Campos/SP

 

Atividade Física

Geriátrica

A atividade física na terceira idade colabora para o fortalecimento muscular e a manutenção da massa magra, proporcionando aumento da amplitude articular e dos movimentos. Possibilita a melhora na execução das Atividades de Vida Diária (AVD) e a redução das dores articulares. Melhora ainda o equilíbrio, a mobilidade e a coordenação motora global e fina, reduzindo desta forma o risco de quedas.

No Residencial Harmonia no Lar temos as atividades físicas como uma forma de interação social, estimulando o movimento de forma lúdica e prazerosa para as hóspedes. As aulas são preparadas respeitando as capacidades físicas de cada uma de nossas residentes. São exercícios de alongamento, fortalecimento muscular com exercícios resistidos, movimentos de postura, de relaxamento, trabalhos de coordenação motora, caminhadas, dança sênior e recreativa, além de exercícios sentados.



Luís Gonzaga Veneziani Sobrinho – Educador Físico – CREF no 001305-G/SP
• Mestre em Psicogerontologia – Faculdades Educatie
• Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP
• Educador Físico formado pela UNIVAP
• 20 anos de experiência docente nas áreas escolar, desportiva e recreativa para diversas faixas etárias.

 

Arteterapia

As cores, as formas, as texturas, as misturas e o lúdico liberam a criatividade adormecida de qualquer pessoa. Muitos relembram desenhos, fatos e gostos que trazem uma grande sensação de prazer e alegria.

A arteterapia na terceira idade se utiliza da arte na promoção do bem estar. São artes integrativas que estimulam a criatividade, a memória, a integração social, o cognitivo, a atividade motora, favorecendo o resgate da autoestima e da autonomia nas atividades diárias.

“Arteterapia é a expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo.”


Fonte: https://www.artenape.com.br



Sandra Mendes – Assistente Social
• Pós Graduada em Arteterapia pelo NAPE – Núcleo de Arte e Educação em parceria com a Faculdade Vicentina;
• Cordenadora Técnica das oficinas de Arteterapia com famílias no GAAC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) em São José dos Campos/SP.

Atividades Musicais

As atividades musicais propõem um resgate à memória musical-afetiva das residentes, através de canções que marcaram uma época e a história de tantas pessoas, com músicas de Roberto Carlos, Dorival Caymmi, Wilson Simonal, Paulinho da Viola, Elza Soares, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, entre outros. É uma técnica que utiliza a música associada a várias atividades para tratar alterações da saúde, melhorando o humor, aumentando a autoestima e a expressão corporal. Durante a aula a participante é encorajada a participar de diferentes atividades que envolvam música como cantar, brincar, improvisar e criar.

“Crer na música é acreditar na possível harmonia entre os homens.” (Edgar Willems)



Gabriel Salve – Compositor, instrumentista, diretor musical, produtor cultural e arte educador.
• Integrante do Grupo Passarinheiros, com diversos trabalhos voltados à musicalização infantil e contação de histórias em S.J.Campos
• Idealizador do Coletivo Estoril, grupo musical de pesquisa a sonoridade latina e afro-brasileira
• Educador Físico formado pela UNIVAP
• Professor de musicalização para crianças na EEI Maria das Dores e também é músico contratado do Laboratório Sabin (Análises Clínicas)

Nutrição –

Alimentação

Balanceada

O Residencial Harmonia no Lar dispõe de nutricionista para a avaliação e o acompanhamento das necessidades de alimentação de cada hóspede, fornecendo um cardápio balanceado semanalmente.

São 06 refeições diárias balanceadas coletivamente, com frutas e verduras sempre frescas. A rotina diária contempla café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Todas as refeições oferecidas são preparadas de maneira a facilitar a mastigação e permitir uma fácil digestão, evitando o uso de condimentos fortes, gorduras e calor excessivo.

As residentes são estimuladas à ingestão de líquidos e de fibras, de forma a garantir o melhor funcionamento do intestino e evitando quadros de desidratação.

Fisioterapia

Individualizada

O trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia do Harmonia no Lar tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a capacidade funcional das nossas hóspedes, recuperando, readaptando e reabilitando as habilidades motoras e respiratórias de cada uma, retardando assim os efeitos do processo natural de envelhecimento.

Um programa de exercícios é aplicado de acordo com a necessidade de cada residente para:
• Melhorar sua capacidade funcional;
• Prevenir acidentes e traumatismos;
• Evitar a evolução de doenças crônicas.

* Trabalhos específicos de fisioterapia com um número maior de sessões e cuidados deverão ser contratados à parte pela família.



Michele Campos Figueiredo – Fisioterapeuta – CREFITO-3 : 109918-F
• Pós Graduada em Cardio-Pneumo pela Central de cursos Gama Filho
• Pós Graduada em Fisioterapia Pélvica Uroginecológica Funcional pela Faculdade Inspirar.
• Graduada pela Universidade São Marcos

Estímulo Cognitivo

Com o intuito de revivenciar funções básicas que foram perdidas ao longo do processo natural de envelhecimento e que agora precisam ser adaptadas por conta dessas limitações, as terapeutas do Residencial Harmonia no Lar desenvolvem com as hóspedes inúmeras atividades cognitivas, ajudando-as a viver melhor e a buscar o seu bem estar, longe da ociosidade.

Executar as tarefas diárias na terceira idade pode ser um grande desafio mas através de estímulos cognitivos as residentes podem resgatar sua autonomia.

O objetivo é mudar o comportamento, incentivando o autocuidado e a valorização da autoestima. Para exercitar o raciocínio lógico, a memória e a interação entre as residentes, a prática de diferentes jogos e atividades no Residencial Harmonia no Lar previne o declínio cognitivo e auxilia na manutenção da saúde mental das participantes.



Miriã Riccioni Sammarco Mota – Terapeuta Ocupacional – CREFITO-3 / 15264TO
• Especialização em Terapia da Mão – Pós-Graduação no Hospital das Clínicas – USP (HC-FMUSP)
• Graduada em Terapia Ocupacional pela UNIVAP
• Experiência na Estimulação cognitiva e funcional para idosos e adultos – Alzheimer, Parkinson, doenças degenerativas em geral
• Pós-AVC, pós-fraturas e traumas – reabilitação e confecção de órteses.

Cuidados de Beleza

Semanalmente as cuidadoras do residencial realizam o corte e a esmaltação das unhas, a hidratação da pele e a remoção de pelos. Serviços como o corte e a pintura dos cabelos e a podologia também são oferecidos no residencial, através de contratação à parte.

Serviço Pré Hospitalar

e Remoção 24h


O Residencial Harmonia no Lar possui contrato para a prestação de serviço pré-hospitalar de emergência (24 horas), incluindo a remoção por ambulância, com equipes capacitadas que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.